CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’ com Hilário Bocchi

Algumas regras irão mudar para quem quer se aposentar em 2020; fique por dentro das alterações!
Vida e Aposentadoria
Algumas regras irão mudar para quem quer se aposentar em 2020; fique por dentro das alterações!

Algumas regras irão mudar para quem quer se aposentar em 2020; fique por dentro das alterações!

O ano de 2020 reserva mudanças significativas nas regras da Previdência Social. A Emenda Constitucional nº 103 trouxe sete alterações cruciais que impactam diretamente quem pretende se aposentar.

Principais Alterações na Previdência em 2020

As novas regras afetam tanto servidores públicos quanto trabalhadores da iniciativa privada. Entre as mudanças mais importantes, destacam-se:

  • Aumento da pontuação para aposentadoria de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
  • Aumento da idade mínima para aposentadoria de professores do serviço público e da iniciativa privada.
  • Acréscimo de seis meses por ano no período necessário para a aposentadoria de trabalhadores e professores vinculados ao INSS.
  • Criação de uma regra permanente de acréscimo para aposentadoria e pensão, tanto nas regras de transição quanto nas atuais.

Essas alterações exigem atenção especial por parte daqueles que planejam se aposentar em 2020 ou nos anos seguintes.

Planejamento para Aposentadoria em 2020

Com tantas mudanças, é fundamental entender o conceito de direito adquirido. Quem possui direito adquirido pode se aposentar pelas regras anteriores à reforma, o que pode resultar em valores de aposentadoria mais vantajosos. Para evitar erros, recomenda-se analisar separadamente a data da aposentadoria e o valor do benefício. É preciso calcular a aposentadoria em cada cenário (regras antigas, novas e de transição) para determinar a melhor opção.

Como Evitar Erros e Maximizar Benefícios

A possibilidade de se encaixar em mais de uma regra permite a escolha da opção mais vantajosa. Simulações em diferentes datas (um mês, um ano, dois anos após a data inicial) são essenciais para evitar a perda de oportunidades de obter uma aposentadoria mais significativa. É crucial conhecer todas as regras e fazer os cálculos para escolher a melhor data e o melhor valor de aposentadoria. Caso a melhor opção esteja mais distante, é possível readequar as contribuições para otimizar o custo-benefício.

Para mais informações e esclarecimentos, consulte o material da semana passada no podcast da CBN Ribeirão (cbnribeirão.com.br – link de podcast) e entre em contato pelo Whatsapp (996439050) ou e-mail (ou20@cbnribeirão.com.br).

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.