CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’ com Hilário Bocchi

Novo cálculo da aposentadoria não irá mais permitir que o contribuinte exclua 20% da média
Vida e Aposentadoria
Novo cálculo da aposentadoria não irá mais permitir que o contribuinte exclua 20% da média

Novo cálculo da aposentadoria não irá mais permitir que o contribuinte exclua 20% da média

A nova forma de cálculo da aposentadoria, que elimina a possibilidade de excluir 20% das menores contribuições da média, impactará diretamente o valor dos benefícios recebidos pelos contribuintes brasileiros.

Impacto Financeiro da Mudança

A exclusão dos 20% menores contribuições resultava em um aumento no valor final da aposentadoria. Com a nova regra, esse aumento deixará de existir, acarretando em perdas financeiras para os aposentados. O impacto varia de acordo com o histórico de contribuições: para quem contribuiu pelo teto do INSS durante toda a vida, a perda gira em torno de 4%; para quem contribuiu com o equivalente a dois salários mínimos, a perda chega a 7%. Contribuintes com contribuições irregulares podem sofrer perdas ainda maiores, chegando a 18% do valor mensal da aposentadoria.

Quem será mais afetado?

Os empregados serão os mais afetados, pois não possuem controle sobre o valor das contribuições, que são descontadas diretamente do salário. Trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) têm maior flexibilidade para ajustar suas contribuições, mas precisam planejar cuidadosamente para evitar prejuízos futuros. A migração para o regime MEI pode ser vantajosa em alguns casos, mas requer atenção, principalmente para aqueles com contribuições passadas superiores ao salário mínimo.

Planejamento para a Aposentadoria

Para minimizar os impactos da nova regra, os trabalhadores devem se atentar à média das suas contribuições e às datas de aposentadoria. A partir dessas informações, é possível planejar o valor das contribuições para garantir uma aposentadoria adequada. Uma PEC em tramitação no Congresso Nacional pode alterar novamente as regras, mas sua aprovação é incerta, adicionando ainda mais insegurança jurídica ao processo. Diante da complexidade da situação, muitos contribuintes estão optando por requerer a aposentadoria imediatamente, para garantir o recebimento do benefício, mesmo que as regras venham a mudar no futuro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.