O consumo de ovos e sua possível relação com a redução do risco de Alzheimer foram os temas da coluna CBN Nutrição. A nutricionista Cristina Trovó comentou um estudo publicado em junho de 2026 que acompanhou 39.498 pessoas durante 15 anos e identificou uma associação entre maior frequência no consumo do alimento e menor risco de diagnóstico da doença.
Segundo a pesquisa, o risco foi 17% menor entre pessoas que consumiam ovos de uma a três vezes por mês e 27% menor entre aquelas que consumiam o alimento cinco vezes por semana. A nutricionista ressalta, porém, que o estudo é observacional e não estabelece uma relação de causa e efeito. A hipótese envolve, entre outros fatores, a presença de colina no ovo, substância que participa da produção de acetilcolina, neurotransmissor relacionado à memória.
A coluna também abordou as formas de consumo do alimento e a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde do cérebro, incluindo a relação entre intestino, microbiota e cognição. Ouça o áudio completo da coluna CBN Nutrição.