O pastor Cláudio Roberto Diniz, da Igreja Batista de Sertãozinho, lança nesta sexta-feira (9) o livro “A Rota dos Reis – As lições que Deus ensinou a um pastor durante o caminho da fé”. A obra foi inspirada em uma peregrinação de 146 quilômetros a pé, realizada em junho, entre Estivas, em Minas Gerais, e Guaratinguetá, a cerca de 40 quilômetros de Aparecida do Norte.
A ideia de escrever o livro surgiu durante a caminhada, inicialmente planejada como uma experiência de contemplação e contato com a natureza e com outros peregrinos. No segundo dia, o pastor começou a registrar no celular suas percepções sobre o percurso. Das 27 anotações feitas, 17 se tornaram capítulos da publicação.
Caminhada
Diniz contou que a vontade de participar do Caminho da Fé surgiu antes da pandemia, após ouvir relatos de pessoas que acolhiam peregrinos na Rodovia Presidente Dutra, oferecendo água, frutas e massagens nos pés. No fim do ano passado, ele procurou um grupo de Sertãozinho que realizava o trajeto e, em junho deste ano, conseguiu participar da peregrinação.
Durante o percurso, o pastor enfrentou frio, subidas e descidas e conviveu com pessoas de diferentes trajetórias. Segundo ele, a experiência também provocou questionamentos pessoais e reflexões sobre a própria atuação como pastor e presidente do Conselho de Pastores.
As anotações feitas durante a caminhada foram reunidas aos ensinamentos e às ministrações que ele já desenvolvia na igreja. O resultado foi o primeiro livro do escritor, concluído em aproximadamente 90 dias.
Leia também
Fé e reflexão
A obra aborda temas como família, liderança, superação da tristeza e dos próprios limites. Para Diniz, o Caminho da Fé pode ser percorrido por pessoas de diferentes religiões, não apenas por católicos, e representa uma oportunidade de reflexão pessoal e aproximação com a natureza.
O pastor também defende que a experiência pode contribuir para diminuir barreiras religiosas. Segundo ele, caminhar em um ritmo mais lento permite observar a paisagem, ouvir os sons ao redor e conhecer outras pessoas, além de favorecer uma releitura da própria vida.
Lançamento
O lançamento de “A Rota dos Reis” será realizado nesta sexta-feira (9), às 19h30, na Igreja Batista de Sertãozinho. O evento terá uma apresentação sobre a origem do livro e, em seguida, uma sessão de autógrafos.
Neste primeiro momento, a obra estará disponível na versão impressa. Segundo o autor, o livro poderá ser adquirido por meio de um link que será divulgado em suas redes sociais, com envio para todo o Brasil. A versão digital, para e-book e Kindle, deverá ser disponibilizada nos próximos dias.



