CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perigo! Engenheiro de segurança alerta sobre a importância dos EPIs para evitar acidentes de trabalho

Na última quarta (30) um calheiro ficou ferido após sofrer um choque elétrico; ouça a entrevista com Lucas Mora
EPI acidentes trabalho
Na última quarta (30) um calheiro ficou ferido após sofrer um choque elétrico; ouça a entrevista com Lucas Mora

Na última quarta (30) um calheiro ficou ferido após sofrer um choque elétrico; ouça a entrevista com Lucas Mora

Um homem de 28 anos ficou em estado grave após sofrer um choque elétrico ao instalar uma calha em uma residência no bairro Piranga. O incidente, ocorrido na última quarta-feira, envolveu uma chapa de metal que entrou em contato com a rede elétrica, causando a queda do trabalhador. Uma criança de 7 anos que tentou ajudar também sofreu uma descarga elétrica.

Acidentes com eletricidade: um alerta

O caso evidencia os perigos da eletricidade e a importância da segurança no trabalho. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, entre 2013 e 2021, houve uma média de quase 600 mortes anuais por acidentes com a rede elétrica, totalizando 5.359 óbitos.

Segurança em serviços com eletricidade: medidas preventivas

Em entrevista, o engenheiro mecânico e de segurança Lucas Mora, professor do Instituto Federal do Campos de Sertãozinho e perito judicial, destacou a necessidade de desligar a rede elétrica antes de qualquer serviço. Mesmo com equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e isolantes, o risco persiste. O especialista também enfatizou a importância do planejamento, especialmente em trabalhos em altura, com uso de cinto de segurança e pontos de ancoragem. A NR-10, norma regulamentadora que trata de segurança em instalações e serviços em eletricidade, exige treinamentos específicos para os trabalhadores.

Responsabilidades e prevenção

A responsabilidade pela segurança não se limita ao trabalhador. Quem contrata o serviço também deve exigir o uso de EPIs e verificar se as normas de segurança estão sendo seguidas. A partir de 70 volts em corrente alternada, há risco de parada cardíaca. Em caso de acidente, desligar os disjuntores da casa é a ação mais rápida para interromper a corrente elétrica e iniciar o socorro à vítima. A prudência e a responsabilidade de todos são fundamentais para evitar acidentes com eletricidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.