Estoque de bolsas do Banco de Sangue de Ribeirão está com nível 60% abaixo do ideal; captadora fala da importância das doações
A escassez de doadores de sangue em Ribeirão Preto e região está preocupando as autoridades. O estoque de bolsas de sangue está 60% abaixo do nível ideal, afetando o atendimento em cinco hospitais de Ribeirão Preto e mais seis na região.
Fatores que Contribuem para a Falta de Doadores
Vários fatores contribuem para a atual situação crítica. As férias escolares e um feriado prolongado resultaram em uma queda acentuada nas doações. Além disso, o aumento de casos de dengue, gripe e resfriados também afastou potenciais doadores.
Tipos Sanguíneos Mais Necessários e Dúvidas Comuns
O sangue tipo O negativo e O positivo são os mais requisitados no momento, mas todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Uma dúvida frequente entre os doadores em potencial diz respeito ao uso de medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos. A captadora de sangue Michele Caligione esclarece que muitas medicações não impedem a doação, sendo importante tirar dúvidas previamente. Após casos de dengue, recomenda-se aguardar 30 dias para doar; para gripe ou Covid-19, 10 dias após a melhora dos sintomas.
Leia também
Como Doar e Contato
O Banco de Sangue atende de segunda a sábado, das 7h ao meio-dia. Não é necessário agendamento; basta comparecer com um documento oficial com foto. Para moradores de Ribeirão Preto que não podem ir pessoalmente, o banco de sangue oferece transporte gratuito por meio de Uber. Para dúvidas ou agendamento de transporte, entre em contato pelo WhatsApp (16) 97020-0830.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Com a colaboração da população, é possível garantir o abastecimento dos hospitais e atender à demanda da região.



