CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que pequenos empresários têm evitado repassar custos para não perder clientes

Sobre as principais dificuldades destes empreendedores, confira a entrevista com o Gerente Regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega
pequenos empresários custos
Sobre as principais dificuldades destes empreendedores, confira a entrevista com o Gerente Regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega

Sobre as principais dificuldades destes empreendedores, confira a entrevista com o Gerente Regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega

O impacto da inflação nos pequenos negócios tem sido um desafio significativo para muitos empreendedores brasileiros. Uma pesquisa recente do Sebrae em parceria com o IBGE revelou que grande parte dos microempreendedores individuais (MEIs) tem absorvido os aumentos de custos, evitando repassar integralmente esses valores para os preços de seus produtos e serviços.

A Resistência em Repassar Custos

De acordo com a pesquisa, 43% dos empresários não aumentaram os preços, enquanto 47% fizeram apenas repasses parciais. Essa estratégia, embora arriscada, tem como objetivo principal manter a clientela e evitar a queda nas vendas. Donos de padarias e prestadores de serviços de limpeza, por exemplo, relatam dificuldades em repassar os custos crescentes de insumos como farinha e produtos de limpeza, respectivamente, optando por absorver parte do impacto.

Estratégias de Sobrevivência

Para equilibrar as contas e manter a saúde financeira, muitos empreendedores estão buscando alternativas. A pesquisa indica que quase oito em cada dez pequenos negócios reportaram aumento de custos nos últimos 30 dias, mas apenas 9% repassaram integralmente esses aumentos aos consumidores. A prioridade é a fidelização do cliente, mesmo que isso signifique uma redução na margem de lucro.

Dicas para Gerenciar Custos

O Sebrae recomenda que os empreendedores façam um controle financeiro rigoroso, diferenciando gastos fixos (aluguel, salários) de gastos variáveis (matéria-prima, energia). A partir dessa análise, é possível identificar oportunidades de redução de custos em áreas que não comprometam a qualidade do produto ou serviço oferecido. Renegociar contratos, buscar fornecedores com preços mais competitivos e otimizar o uso de recursos são algumas das estratégias sugeridas. Incentivar pagamentos à vista também pode ajudar a reduzir custos financeiros. Adaptar-se à nova realidade econômica, buscando eficiência e flexibilidade, é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.