CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa do HC de Ribeirão aponta que estímulos audiovisuais podem estimular o sono

Estudo pode ajudar pessoas que têm dificuldade em dormir
estímulos audiovisuais sono
Estudo pode ajudar pessoas que têm dificuldade em dormir

Estudo pode ajudar pessoas que têm dificuldade em dormir

O uso de vídeos de ASMR (Resposta Sensorial Meridiana Autônoma) tem crescido como forma de relaxamento e indução do sono. A técnica utiliza estímulos sonoros e visuais suaves, como sussurros e manuseio de objetos, para proporcionar sensações agradáveis.

ASMR: Uma Ajuda para Dormir?

Para Gabriel Viana, estudante de 22 anos, o ASMR se tornou um aliado contra a insônia: “Eu sempre tive muito problema para dormir e o ASMR às vezes consegue me ajudar nisso. O que eu sinto assistindo vídeos de ASMR é tipo, acho que eu me sinto mais relaxado, menos tenso e consequentemente acaba dando até um pouco de sono assim.”

Benefícios e Efeitos da ASMR

De acordo com a pesquisadora Paula Cajé-yama, do Centro de Medicina do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a ASMR pode ocorrer com estímulos suaves, toques leves ou atenção individual. Vídeos de ASMR podem contribuir para o relaxamento e indução do sono, mas é importante considerar que a exposição à luz de eletrônicos antes de dormir pode ter efeitos adversos. Estudos recentes mostram benefícios como melhora do humor, redução de sintomas de dor e regulação emocional, com redução da frequência cardíaca e promoção de sentimentos positivos. Pesquisas utilizando ressonância magnética demonstraram aumento da atividade em áreas específicas do cérebro durante a experiência do formigamento proporcionado pela ASMR.

Importância do Acompanhamento Médico

Embora a ASMR possa ser eficaz para algumas pessoas, a pesquisadora Paula Cajé-yama enfatiza a importância de buscar ajuda médica para problemas persistentes de sono. Insônia pode ser sintoma de outras doenças ou um transtorno em si, e sintomas como sonolência diurna e irritabilidade exigem avaliação profissional. Para mais informações sobre pesquisas e tratamento do sono, entre em contato pelo email [email protected].

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.