Impacto nas refinarias não repercute imediatamente nos postos; reajuste vale a partir deste sábado (20)
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira uma redução de 14 centavos no preço médio da gasolina vendida nas refinarias. A queda de 4,95% faz com que o litro do combustível passe a custar R$ 2,69. O preço do diesel permanece inalterado em R$ 2,86.
Reajuste nas Refinarias e Impacto nos Postos
Embora a Petrobras tenha reduzido o preço da gasolina em suas refinarias, esse reajuste não garante uma queda imediata no valor cobrado nos postos de combustível. A empresa afirma que as oscilações de preços estão ligadas a fatores externos, como o mercado internacional e a taxa de câmbio, e que sua influência sobre o preço final ao consumidor é limitada.
Fatores que Influenciam o Preço da Gasolina
Diversos fatores além do preço da refinaria impactam o valor final da gasolina nos postos. A margem de lucro dos distribuidores e revendedores, impostos e taxas, e a localização geográfica do posto são alguns exemplos. É comum a percepção de que reduções no preço da gasolina nas refinarias não se refletem integralmente no valor pago pelo consumidor final.
Leia também
Perspectivas para o Consumidor
Apesar da redução anunciada pela Petrobras, a variação real no preço da gasolina nos postos dependerá de uma série de fatores além do controle da estatal. A expectativa é que o impacto da redução seja gradual e possa variar de região para região.



