Bandidos se passam por trabalhadores de delivery para praticarem assaltos; efetivo policial nas ruas será dobrado
O governo de São Paulo lançou a operação “Sufoco” para combater o aumento da criminalidade, principalmente roubos cometidos por falsos entregadores de aplicativos.
Aumento da Criminalidade em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, diversos casos de roubos envolvendo indivíduos disfarçados de entregadores foram registrados. Câmeras de segurança flagraram assaltos a pedestres, inclusive crianças, com a utilização de armas de fogo. Os criminosos agiam em diferentes bairros, roubando relógios, correntes e outros objetos de valor.
Operação Sufoco: Dobrando o efetivo policial
Para combater essa onda de criminalidade, o governador Rodrigo Garcia anunciou a operação “Sufoco”, que dobrará o número de policiais nas ruas de São Paulo e se estenderá às principais cidades do interior. A operação permitirá até 10 dias extras de trabalho por mês para policiais militares e civis. O secretário de Segurança Pública, general Campos, afirmou que a operação perdurará até a diminuição da violência no estado.
Leia também
Resultados e estratégias da Operação
Em Ribeirão Preto, a Polícia Militar recebeu novas viaturas para reforçar o policiamento. O capitão Jesus de Oliveira Jr. explicou que as estratégias incluem operações de bloqueio e fiscalização em locais com maior incidência de crimes, além da utilização de informações da população para abordagens mais eficientes. A população é incentivada a denunciar qualquer atividade suspeita através do número 190. A operação também busca integrar informações com os aplicativos de entrega para identificar falsos entregadores.
Apesar do aumento do policiamento, que pode causar lentidão no trânsito, a população é solicitada a colaborar com as autoridades, fornecendo informações sobre suspeitos e compreendendo os possíveis impactos no fluxo de veículos. A eficácia da operação “Sufoco” será monitorada pela Secretaria de Segurança Pública, analisando a redução dos índices de criminalidade na região.



