Cerca de 2200 policiais estarão empenhados em pontos estratégicos da cidade e do recinto
A Festa do Peão de Barretos começou e espera receber mais de 1 milhão de pessoas até 25 de atrássto. Para garantir a segurança de todos, a Polícia Militar planejou uma grande operação.
Segurança em três frentes
O Major Mauro Alves dos Santos Júnior, coordenador operacional, detalhou o plano de segurança, que abrange três frentes principais: a cidade de Barretos, a Avenida 43 e o Parque do Peão. Aproximadamente 2.200 policiais estão envolvidos, incluindo equipes de rádio patrulhamento, Força Tática, trânsito (com reforço de São Paulo), helicóptero Águia, cavalaria, polícia rodoviária e ambiental.
Prevenção e abordagem
Além do policiamento reforçado na cidade e na Avenida 43 (principalmente aos fins de semana), a polícia também monitora as rodovias de acesso (Faria Lima e Assis Chateaubriand) e o Parque do Peão. O foco principal é a prevenção de crimes, com atenção especial aos furtos de celulares, principalmente na Arena, onde há grande concentração de pessoas. A polícia utiliza inteligência, câmeras de monitoramento e faz apreensões de celulares furtados, chegando a prender quadrilhas especializadas em furtos em grandes eventos.
Leia também
Orientações e planejamento
A Polícia Militar realiza reuniões anuais com organizadores e poder público para aprimorar a segurança. Há um trabalho conjunto com outros órgãos de fiscalização e o Ministério Público. Para quem leva crianças, o Parque do Peãozinho é um espaço organizado e seguro. A principal orientação é para que os visitantes redobrem a atenção com seus pertences, principalmente celulares, devido à ação de quadrilhas especializadas em furtos. A fiscalização de alcoolemia também é reforçada, com operações integradas com o Detran e uso de bafômetros. O aumento do uso de táxis, aplicativos e transporte público demonstra uma mudança de hábitos que contribui para a segurança do evento.



