CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço do etanol e da gasolina caem na comparação ao primeiro bimestre de 2018

Neste ano os valores recuaram por conta da queda no preço do petróleo e do aumento na produção do etanol
preço etanol gasolina
Neste ano os valores recuaram por conta da queda no preço do petróleo e do aumento na produção do etanol

Neste ano os valores recuaram por conta da queda no preço do petróleo e do aumento na produção do etanol

Segundo pesquisa do Ceper (Centro de Estudos e Pesquisas em Economia e Administração), o preço da gasolina e do etanol em Ribeirão Preto e outras cidades apresentou variações nos primeiros meses de 2023.

Preços da Gasolina e do Etanol: Variações e Fatores

O preço da gasolina, que chegou a cair em alguns momentos, foi influenciado pelo preço do barril de petróleo e pela demanda de etanol. De acordo com o professor e pesquisador do Ceper, Luciano Nakabache, a produção de biocombustível superou a de açúcar, impactando o mercado. Ele destaca dois fatores: o preço do petróleo, que recuou, e o estoque de etanol, que estava maior que em anos anteriores, levando a uma queda no preço do etanol, mesmo em período de entressafra.

Reduções nos Preços e Percepção do Consumidor

Apesar da queda nos preços de gasolina e etanol em janeiro e fevereiro (1,35% e 2,14%, respectivamente, na média nacional), muitos consumidores não perceberam reduções significativas. Em Ribeirão Preto, houve queda nos preços em janeiro e fevereiro, mas em março houve recuperação. As maiores quedas foram registradas em Ribeirão Preto e Araraquara, com reduções de até 4,33% na gasolina e 3,58% no etanol entre janeiro e fevereiro.

Diesel e Comparação Regional

O preço do óleo diesel manteve-se estável na comparação entre os dois primeiros meses do ano. Em todas as regiões analisadas pelo Ceper, o preço do diesel ficou abaixo da média nacional (R$ 3,33 o litro), incluindo Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas.

Em resumo, os preços de combustíveis apresentaram flutuações nos primeiros meses do ano, influenciados por diversos fatores como o preço do petróleo, a produção de etanol e a demanda. Embora tenha havido reduções em algumas regiões, a percepção do consumidor sobre a queda de preços variou.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.