CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço do metro quadrado aumentou 6% em Ribeirão em 2023

Cidade teve uma queda de 19% no número de novos empreendimentos, mas o volume de vendas cresceu 13%
Preço metro quadrado Ribeirão
Cidade teve uma queda de 19% no número de novos empreendimentos, mas o volume de vendas cresceu 13%

Cidade teve uma queda de 19% no número de novos empreendimentos, mas o volume de vendas cresceu 13%

O mercado imobiliário de Ribeirão Preto apresentou um cenário de contrastes no último ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias. Apesar de uma queda de 19% nos lançamentos de imóveis, o volume de vendas cresceu 13%, indicando forte demanda e elevando o preço do metro quadrado em 6%.

Segmentos e Preços

Nos últimos dois anos, o segmento econômico respondeu por 57% do valor total das vendas, seguido pelo médio/alto padrão (24%) e luxo (18%). A zona sul registrou o maior valor médio por unidade, próximo a R$ 8.000/m². Um apartamento de 120m² na região pode custar quase R$ 1 milhão.

Análise do Mercado com Especialista

Para entender essa dinâmica, conversamos com o engenheiro e especialista em mercado imobiliário Felipe Bortolotto. Segundo ele, a queda nos lançamentos se deve a diversas variáveis, como dificuldades de aprovação e incertezas de mercado. Contudo, as vendas robustas inspiram confiança para um segundo semestre mais ativo. A redução de estoques e o aumento da demanda impulsionaram a valorização imobiliária, especialmente na zona sul. Essa tendência deve continuar, mesmo com novos lançamentos, devido à alta demanda e à oferta de empreendimentos com conceitos inovadores em sustentabilidade e urbanismo, que renovam o mercado e impulsionam os preços.

Perspectivas Futuras

Bortolotto destaca a existência de áreas disponíveis para novos empreendimentos, principalmente na zona sul. A cidade apresenta zonas de expansão e projetos inovadores integrados a shoppings ou com foco em sustentabilidade e caminhabilidade. Essa diversidade de ofertas, aliada à forte economia de Ribeirão Preto, garante um mercado imobiliário dinâmico, com demanda para diferentes perfis de compradores, desde a aquisição de imóveis novos até upgrades ou downsizing.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.