CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço dos combustíveis segue inalterado após queda nas refinarias

Mesmo com a queda de 5% determinada pela Petrobras, em abril, o valor do litro da gasolina segue alto nos postos
Preço dos combustíveis
Mesmo com a queda de 5% determinada pela Petrobras, em abril, o valor do litro da gasolina segue alto nos postos

Mesmo com a queda de 5% determinada pela Petrobras, em abril, o valor do litro da gasolina segue alto nos postos

A gasolina está mais barata nas refinarias, mas o preço nos postos continua alto, gerando indignação entre os consumidores. Desde o fim do mês passado, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em quase 5%, chegando a R$ 1,70 por litro nas refinarias, o menor valor desde abril. No entanto, o preço nas bombas permanece elevado, bem acima da média de R$ 4,13 cobrada em abril.

Preço nas Refinarias x Preço nos Postos

A Petrobras repassa o preço da gasolina nas refinarias para as distribuidoras, sem incluir impostos. O preço final ao consumidor é resultado da soma desse valor com os tributos, principalmente o ICMS. A diferença entre o preço nas refinarias e o preço final nos postos se explica pela margem de lucro das distribuidoras e postos de gasolina, que, segundo o presidente da Associação das Distribuidoras de Combustíveis, Valdemar de Botoli Jr., demora a ser ajustada para baixo, mesmo com a redução do preço nas refinarias. O valor de pauta do ICMS também influencia no preço final, demorando para refletir a queda do preço da gasolina nas refinarias.

A Falta de Concorrência no Setor

O economista da USP, Edgar Montfort Merlo, destaca que a falta de concorrência entre refinarias e distribuidoras contribui para a manutenção dos preços altos. Com poucas empresas atuando no mercado, há uma uniformização de custos e preços, dificultando a competição e a redução de preços para o consumidor final. Apesar de alguns motoristas conseguirem economizar pesquisando preços, a queda anunciada pela Petrobras não tem se refletido significativamente no bolso do consumidor.

Situação dos Consumidores

A discrepância entre o preço da gasolina nas refinarias e nos postos tem gerado revolta entre os consumidores. A redução no preço nas refinarias não chega ao consumidor final, impactando diretamente o orçamento das famílias e gerando insatisfação generalizada.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.