CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço dos convênios médicos fica mais caro em São Paulo

Índices do serviço aumentaram 11,84% nos últimos 12 meses
preço convênios médicos
Índices do serviço aumentaram 11,84% nos últimos 12 meses

Índices do serviço aumentaram 11,84% nos últimos 12 meses

Pagar plano de saúde tornou-se um desafio crescente para muitos brasileiros. Nos últimos meses, o aumento nos preços dos convênios em São Paulo ultrapassou a marca de 100%, segundo dados do IBGE, forçando muitas famílias a tomarem decisões difíceis.

Aumento de custos e suas causas

O encarecimento dos planos de saúde é explicado por diversos fatores. O envelhecimento da população brasileira, aliado ao avanço tecnológico no setor, com novos equipamentos, medicamentos e especializações médicas, impacta diretamente nos custos. Como afirma o consultor financeiro Marcos Bernasconi, “Os custos com saúde têm aumentado de maneira geral por diversos fatores. O primeiro fator é que existe um envelhecimento da população brasileira. O segundo fator é que a saúde está cada vez mais tecnológica, mais avançada.”

Impacto nas famílias

Para muitas famílias, a situação é dramática. Mariana Varandas, por exemplo, teve que cancelar seu próprio plano para manter o convênio do neto, David, de quatro anos, que nasceu com paralisia cerebral, após seu marido perder o emprego. A precariedade da situação financeira a deixa preocupada com possíveis novos aumentos. Ela relata: “o plano cobrava a puridade e logo de começo do meus 80 que eu estava acostumada, ele passou para 250, logo depois foi para 300 e chegou mais de 530.”

Regulamentação e perspectivas futuras

A alta nos preços dos planos de saúde também está relacionada à regulamentação do setor. Marcos Bernasconi explica que as exigências governamentais, embora protejam o consumidor, aumentam os gastos das operadoras. A Associação Brasileira de Planos de Saúde corrobora, apontando o envelhecimento populacional e o uso de novas tecnologias como fatores contribuintes. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) disponibiliza o telefone 0800 701 9656 para atendimento ao consumidor, de segunda a sexta, até 20h, para aqueles que se sentirem prejudicados. A inflação dos planos de saúde acima da inflação geral é um fenômeno global, segundo a associação. A situação exige atenção e busca por soluções para garantir o acesso à saúde para todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.