CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço dos materiais escolares deve aumentar nos próximos dias

No último ano, elevação foi de 4%
Preço materiais escolares
No último ano, elevação foi de 4%

No último ano, elevação foi de 4%

Lojas de material escolar lotadas em Ribeirão Preto mostram que nem sempre o brasileiro deixa tudo para a última hora. As vendas estão dentro do esperado para o setor, com a cidade se destacando pela antecipação das compras, hábito que se repete há mais de 20 anos.

Antecipação e vantagens

Antecipar as compras garante vantagens como evitar preços altos, filas e a correria de última hora. Comprar com calma permite escolher entre novos lançamentos e aproveitar melhores preços, afirma Benedito José Caturelli, empresário com quase 50 anos de experiência no ramo.

Cenário econômico e projeções

Caturelli prevê um aumento nos preços, embora a expectativa seja manter o mesmo número de vendas do ano passado (cerca de 30 mil atendimentos por mês, para 150 mil alunos na região). Ele cita uma pesquisa do Procon que apontou variações de preços entre 3% e 4% no ano anterior. Para este ano, a indústria sinaliza aumentos significativos.

Dicas para economizar

Para quem ainda não comprou, Caturelli recomenda verificar se o material do ano anterior pode ser reutilizado, principalmente os livros, que representam a maior parte do custo da lista escolar. Buscar lojas especializadas e pesquisar preços também são importantes para economizar. Edson Acamini, engenheiro mecânico, compartilha sua experiência de comprar com a filha, mesmo que isso encareça um pouco a compra, priorizando a satisfação da criança.

A antecipação das compras de material escolar em Ribeirão Preto demonstra organização e planejamento, permitindo que pais e alunos iniciem o ano letivo com mais tranquilidade e economia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.