De acordo com a Associação Paulista dos Supermercados, a batata está 70% mais inflacionada, já o reajuste da cenoura chega a 60%
O inverno chegou e com ele a vontade de saborear sopas e caldos quentes. Mas quem gosta de um bom caldinho verde ou uma sopa de batata precisa estar preparado para gastar um pouco mais este ano.
Preços em alta
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), os preços de importantes ingredientes para sopas subiram consideravelmente em comparação com o ano passado. A batata, por exemplo, está quase 70% mais cara, seguida pela cenoura (60%), mandioquinha (45%) e abobrinha (27%). O feijão, essencial para muitos caldos, também sofreu um aumento superior a 50%.
Causas da alta
A alta nos preços é resultado de diversos fatores. O economista Mário Guerreiro destaca as condições climáticas adversas em algumas regiões, com chuvas fortes e calor excessivo afetando a produção. Além disso, outros fatores como o aumento no custo do transporte, combustíveis e a variação cambial contribuem para o cenário de preços mais elevados.
Leia também
Impacto no comércio e consumidores
A instabilidade de preços surpreendeu comerciantes como Natália Marques, que já percebeu um aumento de mais de 30% nos custos com ingredientes para sopas. Apesar disso, ela ainda não repassou o reajuste para os clientes. Mesmo com os preços mais altos, consumidores como dona Val buscam alternativas, como substituições de ingredientes, para manter os legumes em seus cardápios, pois em casa todo mundo gosta de comer bem.



