Comerciantes terão que respeitar diversas regras sanitárias que, caso não cumpridas, serão multados
Porto Ferreira reabre o comércio na próxima segunda-feira (4), com medidas sanitárias rígidas.
Medidas Sanitárias Obrigatórias
Para reabrir, os estabelecimentos comerciais deverão seguir uma série de medidas sanitárias. O uso de máscaras é obrigatório para clientes e funcionários. Álcool em gel deverá estar disponível na entrada e saída. A higienização frequente de superfícies (balcões, maçanetas, máquinas de cartão, telefones etc.) é imprescindível, assim como a limpeza e desinfecção do ar condicionado (se houver) e a garantia de circulação de ar natural (pelo menos uma porta ou janela aberta). Caixas e guichês devem ter proteção de vidro ou policarbonato. Cada caixa de atendimento permitirá, no máximo, quatro clientes para evitar aglomerações. O descumprimento das medidas acarretará multas que variam de R$ 276 a R$ 276.000.
Casos de Coronavírus e Decreto Municipal
Porto Ferreira registra atualmente três casos confirmados de coronavírus. A reabertura do comércio é respaldada por um decreto municipal, seguindo o exemplo de outras cidades. Cabe ressaltar que, em outros municípios, o Ministério Público e o Poder Judiciário têm recorrido contra decretos semelhantes.
Leia também
Situação Atual
A reabertura do comércio em Porto Ferreira representa um passo importante na retomada das atividades econômicas, porém, a fiscalização rigorosa das medidas sanitárias é fundamental para evitar novos surtos de coronavírus. Qualquer alteração na situação será atualizada.



