CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura realiza audiência para discutir Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias

Evento público reuniu cerca de 60 pessoas; Bruno Silva comenta esse e outros destaques no 'De Olho na Política'
Prefeitura realiza audiência para discutir Plano
Evento público reuniu cerca de 60 pessoas; Bruno Silva comenta esse e outros destaques no 'De Olho na Política'

Evento público reuniu cerca de 60 pessoas; Bruno Silva comenta esse e outros destaques no ‘De Olho na Política’

Na última quarta-feira, Prefeitura realiza audiência para discutir Plano, foi realizada uma audiência pública no Salão Nobre do Centro Administrativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Ribeirão Preto para 2026. O evento contou com a participação de mais de 60 pessoas, número considerado pequeno pelos organizadores.

Importância da audiência pública: A audiência tratou da definição das metas e diretrizes que orientarão a gestão municipal entre 2026 e 2029, incluindo o primeiro ano do próximo governo após as eleições municipais de 2028. O objetivo é estabelecer os programas e políticas prioritárias para o desenvolvimento da cidade.

Macro desafios e programas governamentais

Foram apresentados quatro macro desafios e 20 programas de governo que guiarão as ações futuras. Os macro desafios são: governança e transformação digital, desenvolvimento econômico e inovação, políticas sociais, e políticas urbanas e ambientais. As propostas devem considerar os 18 programas orçamentários distribuídos nesses desafios.

Participação da sociedade e envio de sugestões: A participação na audiência foi considerada superior às expectativas, mas a população ainda pode enviar sugestões até o dia 8 de abril por meio de formulário eletrônico disponível no site coderpe.sp.gov.br. A sociedade civil é incentivada a acompanhar a execução dos planos e cobrar os gestores para que as metas sejam cumpridas.

Atuação da Câmara Municipal e Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Na mesma semana, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto iniciou os trabalhos da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para o ano de 2025. A comissão é presidida por Paulo Mordas (PSD), com Dudu Hidalgo (PT) como vice-presidente e Judete Zili (PT) como membro. O Legislativo tem dado ênfase a temas relacionados à acessibilidade e direitos sociais, aprovando recentemente o programa municipal de atenção e orientação às mães atípicas.

Entenda melhor

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta a elaboração do orçamento anual, definindo prioridades e metas para o exercício seguinte.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.