Portaria foi publicada no Diário Oficial da cidade, e determina que uso é válido enquanto durar a pandemia da covid-19
Telemedicina em Ribeirão Preto: Prefeitura regulamenta atendimento remoto
A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou uma portaria regulamentando o uso da telemedicina no atendimento de pacientes da rede municipal pelo SUS. A medida, assinada pelo secretário da saúde Sandro Scarpeline, considera os decretos estadual e municipal que declararam estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus, além da portaria do Ministério da Saúde sobre o tema.
Atendimento Remoto e Segurança do Paciente
A portaria prevê o atendimento direto entre profissionais de saúde e usuários, garantindo a integridade, segurança e sigilo das informações. A utilização da telemedicina depende da aceitação do paciente. Casos de urgência ou emergência que, na avaliação médica, necessitem de atendimento presencial, serão encaminhados para serviços de pronto atendimento ou SAMU.
Validade da Portaria
A portaria terá validade enquanto durar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Leia também
Em tempos de pandemia, a telemedicina surge como ferramenta importante para garantir o acesso à saúde da população, desde que respeitados os protocolos de segurança e com o consentimento do paciente. A Prefeitura de Ribeirão Preto demonstra sua preocupação em adaptar seus serviços à nova realidade, buscando soluções inovadoras para atender às necessidades da população durante este período.



