Bebidas não utilizam nenhum tipo de agrotóxico em sua produção; entenda como funciona o processo no ‘Momento do Brinde’!
Você sabia que existe vinho orgânico? Para quem se preocupa com a origem dos alimentos e prefere opções sem defensivos, essa é uma ótima notícia. A sommelier Juliana Marçola nos explica tudo sobre essa bebida.
Vinhos Orgânicos Certificados
Os vinhos orgânicos certificados são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas, como pesticidas, fungicidas e fertilizantes. Na viticultura orgânica, utiliza-se a policultura, que consiste no plantio de outras plantas para estimular a biodiversidade e combater pragas naturalmente. Na vinificação, é permitido o uso de leveduras selecionadas, fungos encontrados na superfície da uva. A certificação garante a rastreabilidade do processo, sendo facilmente identificada no contra-rótulo.
Agricultura Biodinâmica
A agricultura biodinâmica é semelhante à orgânica, mas inclui conceitos esotéricos baseados nas ideias do filósofo Rudolf Steiner. Essa abordagem, ligada à antroposofia (conhecimento do ser humano), considera o vinhedo como um sistema vivo e interdependente. Práticas como o uso de chás para adubar o solo e engarrafamentos seguindo os ciclos lunares são exemplos dessa filosofia.
Leia também
Vinhos Naturais
Os vinhos naturais não possuem regulamentação específica de produção. Caracterizam-se pela pouca intervenção humana, com fermentação espontânea e uso de leveduras indígenas (ou selvagens). Isso resulta em sabores e aromas únicos, extraídos do terroir.
Portanto, seja você um apreciador de vinhos ou um consumidor consciente, conhecer as diferentes formas de produção e suas características permite uma escolha mais informada e uma experiência ainda mais rica.