CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Presidente do SAAEB culpa pandemia e clima pela falta de água em Bebedouro

Moradores relatam que ficaram com torneiras vazia durante o dia todo; solução do problema ainda não foi encontrada
falta de água
Moradores relatam que ficaram com torneiras vazia durante o dia todo; solução do problema ainda não foi encontrada

Moradores relatam que ficaram com torneiras vazia durante o dia todo; solução do problema ainda não foi encontrada

A cidade de Bebedouro, assim como muitas outras, tem enfrentado problemas com a falta de água. A situação se agravou recentemente com a implementação de um racionamento, mas moradores relatam dificuldades com o abastecimento há semanas, ou até meses, antes mesmo do racionamento oficializado.

Fatores que Contribuíram para a Crise Hídrica

De acordo com Marcelo Negro, presidente do serviço de água e esgoto de Bebedouro, a crise hídrica não é resultado apenas da estiagem. Outros fatores contribuíram, como o aumento substancial do consumo de água durante a pandemia (cerca de 30%), temperaturas elevadas durante todo o ano, baixa umidade e consequente aumento da evaporação. A combinação desses fatores, somada à escassez de chuvas, levou à necessidade do racionamento.

Impactos do Racionamento e Reclamações da População

O racionamento, descrito como “racional e progressivo”, visa preservar os reservatórios de água, já que não há previsão de chuvas significativas a curto prazo. No entanto, relatos de moradores indicam que o cronograma do racionamento não está sendo cumprido, com interrupções no fornecimento de água fora dos horários estipulados. Além disso, há relatos de problemas pontuais no sistema, como o ocorrido em 10 de setembro, onde um problema no sistema de filtragem e o rompimento de uma tubulação causaram falta de água em diversas regiões da cidade. Marcelo Negro esclarece que esses problemas pontuais são distintos do racionamento programado e que a empresa está trabalhando para solucionar as reclamações individuais.

Investimentos em Infraestrutura

Para evitar crises futuras, Bebedouro tem investido na melhoria do sistema de água e esgoto. Nos últimos anos, foram investidos milhões de reais em novas estações de tratamento e na modernização da rede de distribuição. Embora os investimentos estejam em andamento, a complexidade do problema e a combinação de fatores climáticos e de consumo exigem ações contínuas e um planejamento a longo prazo para garantir o abastecimento de água para toda a população.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.