CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Promotor de Pontal investigará a demora na liberação de corpos pelo serviço de verificação de óbitos em Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
liberação de corpos
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

A dor da perda é imensa, mas em meio ao luto, famílias enfrentam a burocracia para a liberação do corpo de seus entes queridos. Em Ribeirão Preto, a demora nesse processo tem gerado grande angústia, especialmente no Instituto Médico Legal (IML).

A Morosidade na Liberação

O processo de liberação de corpos no IML de Ribeirão Preto, que atende diversas cidades da região, enfrenta gargalos. Em casos de morte natural, o trâmite tende a ser mais rápido. No entanto, em situações de morte violenta ou quando a causa não é atestada por um médico, a necessidade de registro de boletim de ocorrência e encaminhamento ao IML prolonga a espera.

Falta de Estrutura e Profissionais

Luciano Estropa, administrador da Santa Casa de Pontal, relata que a falta de estrutura e de profissionais é um dos principais motivos da demora. Durante a noite, por exemplo, apenas um médico legista é responsável pela liberação dos corpos, tornando o processo inviável. Vaniel Campos, dono da única funerária de Pontal, confirma a reclamação constante dos familiares, que se sentem impotentes diante da situação. Após as 23h, a liberação de corpos é suspensa, aumentando ainda mais o tempo de espera e a frustração das famílias.

Ação do Ministério Público

Diante das inúmeras queixas, o Ministério Público foi acionado. O promotor de Justiça, Vandelei Trindade, solicitou um relatório à Santa Casa de Pontal e pretende abrir um inquérito para apurar o abuso no atraso da liberação de corpos. O objetivo é compelir o Estado a contratar mais peritos e fixar prazos para o atendimento, sob pena de multa por infração e danos morais individuais e coletivos.

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, responsável pelo Serviço de Verificação de Óbitos, informou que o prazo para a liberação do corpo varia conforme a complexidade dos casos e a ordem de chegada das necrópsias. A situação exige atenção das autoridades para garantir um processo mais ágil e humanizado para as famílias enlutadas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.