Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de ingresso a universidades no país; primeira prova é neste domingo (5)
Neste domingo, acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a reta final de preparação intensa, estudantes precisam equilibrar os estudos com o descanso adequado para garantir o melhor desempenho na prova.
A importância do sono para o Enem
Especialistas alertam para a necessidade de priorizar o sono, idealmente 8 horas por noite. De acordo com a psicóloga Laura Marangone, o sono é fundamental para a cognição, imunidade e memória de longo prazo. Dormir pouco pode comprometer a fixação do conteúdo estudado, comprometendo o desempenho na prova. Uma noite mal dormida pode fazer com que todo o esforço de revisão seja perdido.
Dicas para uma boa noite de sono antes do Enem
Para otimizar o descanso, recomenda-se evitar o uso de celulares e tablets uma hora antes de dormir. Alimentos gordurosos e cafeína também devem ser evitados, pois prejudicam a qualidade do sono. A cafeína, apesar de ser usada por alguns como estimulante, acaba consumindo as reservas de energia do organismo, prejudicando o desempenho a longo prazo.
Leia também
Manter a calma e evitar o estresse é crucial. Uma mente tranquila e descansada contribuirá significativamente para um melhor desempenho na prova. Lembre-se que os portões dos locais de prova fecham ao meio-dia. As informações sobre o local da prova foram divulgadas na semana passada no cartão de confirmação, disponível no site enem.inep.gov.br. Desejamos a todos os candidatos boa sorte!



