CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Quais as dificuldades enfrentadas por autistas no mercado de trabalho?

Giovana Escobal, diretora do Instituto ABAcare, comenta sobre os problemas enfrentados por essas pessoas ao procurar um emprego
autistas mercado trabalho
Giovana Escobal, diretora do Instituto ABAcare, comenta sobre os problemas enfrentados por essas pessoas ao procurar um emprego

Giovana Escobal, diretora do Instituto ABAcare, comenta sobre os problemas enfrentados por essas pessoas ao procurar um emprego

O mercado de trabalho ainda apresenta desafios significativos para pessoas com autismo, apesar da legislação existente. A professora doutora Giovanna Escobal, diretora do Instituto Abaquer, destaca a necessidade de formação para quem contrata e para os colegas de trabalho, além da importância de respeitar as necessidades individuais de cada funcionário, como acessibilidade, alimentação adequada e plano de carreira.

Desafios da Inclusão no Mercado de Trabalho

A lei de cotas para pessoas com deficiência, embora importante, apresenta brechas que precisam ser revistas. A falta de clareza sobre a porcentagem de cada tipo de deficiência leva a uma concentração de vagas para pessoas com deficiência física, deixando outras deficiências sem oportunidades. A educação inclusiva é crucial para mudar essa realidade, combatendo o preconceito e promovendo a conscientização.

Dificuldades Enfrentadas por Autistas

Além das barreiras no mercado de trabalho, autistas enfrentam dificuldades como diagnósticos tardios e acesso limitado a serviços de qualidade. A falta de diagnóstico e tratamento precoce pode levar ao acúmulo de déficits comportamentais, dificultando ainda mais a inclusão. A disseminação de informações sobre o autismo é fundamental para reduzir o preconceito e aumentar as oportunidades.

O Papel da Educação e o Futuro da Inclusão

A inclusão de autistas requer adaptações em diversos setores, sendo o ambiente de educação e trabalho para adultos o que apresenta maiores dificuldades atualmente. A escassez de serviços especializados para adultos autistas é um problema que precisa ser enfrentado. O Instituto Abaquer, por exemplo, trabalha com comportamentos socialmente relevantes, ensinando repertórios funcionais e reduzindo comportamentos problemáticos em pessoas com autismo e outros atrasos de desenvolvimento. A chave para uma inclusão efetiva reside na mudança de atitudes, na conscientização e na oferta de serviços adequados às necessidades específicas de cada indivíduo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.