Giovana Escobal, diretora do Instituto ABAcare, comenta sobre os problemas enfrentados por essas pessoas ao procurar um emprego
O mercado de trabalho ainda apresenta desafios significativos para pessoas com autismo, apesar da legislação existente. A professora doutora Giovanna Escobal, diretora do Instituto Abaquer, destaca a necessidade de formação para quem contrata e para os colegas de trabalho, além da importância de respeitar as necessidades individuais de cada funcionário, como acessibilidade, alimentação adequada e plano de carreira.
Desafios da Inclusão no Mercado de Trabalho
A lei de cotas para pessoas com deficiência, embora importante, apresenta brechas que precisam ser revistas. A falta de clareza sobre a porcentagem de cada tipo de deficiência leva a uma concentração de vagas para pessoas com deficiência física, deixando outras deficiências sem oportunidades. A educação inclusiva é crucial para mudar essa realidade, combatendo o preconceito e promovendo a conscientização.
Dificuldades Enfrentadas por Autistas
Além das barreiras no mercado de trabalho, autistas enfrentam dificuldades como diagnósticos tardios e acesso limitado a serviços de qualidade. A falta de diagnóstico e tratamento precoce pode levar ao acúmulo de déficits comportamentais, dificultando ainda mais a inclusão. A disseminação de informações sobre o autismo é fundamental para reduzir o preconceito e aumentar as oportunidades.
Leia também
O Papel da Educação e o Futuro da Inclusão
A inclusão de autistas requer adaptações em diversos setores, sendo o ambiente de educação e trabalho para adultos o que apresenta maiores dificuldades atualmente. A escassez de serviços especializados para adultos autistas é um problema que precisa ser enfrentado. O Instituto Abaquer, por exemplo, trabalha com comportamentos socialmente relevantes, ensinando repertórios funcionais e reduzindo comportamentos problemáticos em pessoas com autismo e outros atrasos de desenvolvimento. A chave para uma inclusão efetiva reside na mudança de atitudes, na conscientização e na oferta de serviços adequados às necessidades específicas de cada indivíduo.


