Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Há seis décadas, a relação entre colesterol alto e doenças cardiovasculares foi estabelecida. Desde então, diversos estudos confirmaram que a redução do colesterol diminui significativamente o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
O Colesterol e Seu Impacto na Saúde
É importante destacar que apenas cerca de 20% do colesterol total provém da alimentação. Os 80% restantes são produzidos pelo fígado. As estatinas, medicamentos que reduzem o colesterol, atuam modulando essa produção hepática, diminuindo os riscos de doenças circulatórias. A redução de 25% na mortalidade por doenças cardiovasculares nos EUA nos últimos 20 anos é atribuída, em parte, à redução do colesterol, mesmo com o aumento da obesidade e diabetes.
Desinformação e seus Riscos
Apesar das evidências científicas, informações falsas têm circulado nas redes sociais, alegando que a redução do colesterol não é benéfica. Essa desinformação tem levado pessoas a abandonar tratamentos com estatinas, como observado na Dinamarca, onde houve um aumento na mortalidade cardiovascular. No Brasil, esse fenômeno também começa a ser observado, gerando preocupação entre os profissionais de saúde.
Leia também
A Importância da Ciência e o Alerta da SBC
Médicos estão recebendo questionamentos de pacientes sobre o uso de estatinas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) emitiu um alerta contra a desinformação, enfatizando a importância das evidências científicas. Negar os dados científicos é buscar lógica onde ela não existe. A prevenção e o cuidado com a saúde cardiovascular devem ser baseados em informações confiáveis e respaldadas por estudos científicos.