CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantidade de cheques sem fundos é a maior dos últimos seis anos

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
cheques sem fundos
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

O percentual de cheques devolvidos no Brasil atingiu 2,15%, o pior resultado desde 2009, de acordo com dados da Boa Vista SCPC. Em março de 2015, esse percentual foi de 2,27%. No primeiro trimestre deste ano, os números recuaram 7,1%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 11% em relação ao mesmo período de 2014.

Cenário de Crescimento da Inadimplência

Flávio Calife, economista, explica que o cenário dos cheques devolvidos é mais um indicador de inadimplência. Os dados apontam para um crescimento da inadimplência já no primeiro trimestre do ano em relação ao ano anterior. Em relação aos cheques movimentados, os cheques devolvidos atingiram 2,15%, o maior número desde 2009, quando foi de 2,31%. Isso indica que estamos em um período de elevação da inadimplência, que vinha subindo gradualmente ano a ano.

Entendendo os Números

Para calcular esse percentual, considera-se o acumulado do período. Em 2015, foram 3 milhões e 7 mil cheques devolvidos para um total de 173 milhões de cheques movimentados. A soma dos cheques devolvidos e compensados resulta no total de cheques movimentados. A importância de analisar a proporção entre cheques devolvidos e movimentados reside no fato de que o uso de cheques vem diminuindo ao longo dos anos. Comparar apenas o número de cheques devolvidos pode levar a conclusões equivocadas sobre a inadimplência.

Cheques e Outras Formas de Pagamento

O crediário e o cartão de crédito são formas de pagamento que ganharam espaço ao longo dos anos. Para pessoas físicas, a inadimplência está mais relacionada a outros instrumentos financeiros, como crediário e cartão de crédito, principalmente o cartão de débito. No entanto, para empresas, o cheque ainda é bastante utilizado, representando uma parcela significativa da inadimplência.

Os dados indicam uma leve tendência de aumento da inadimplência em 2015, tanto para cheques quanto para outros indicadores relacionados a pessoas físicas e consumidores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.