CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda nas vendas do comércio de Ribeirão Preto desacelera

Setores de calçados e cine foto já registram resultado positivo, segundo Sincovarp
vendas comércio Ribeirão Preto
Setores de calçados e cine foto já registram resultado positivo, segundo Sincovarp

Setores de calçados e cine foto já registram resultado positivo, segundo Sincovarp

Recuperação lenta nas vendas do comércio

O comércio de Ribeirão Preto apresenta sinais de recuperação, embora ainda registre números negativos. Segundo dados recentes, a queda nas vendas de setembro foi de 1,6% em comparação ao mesmo mês do ano passado, o menor índice de retração em 2023. Apesar do resultado ainda negativo, a desaceleração da queda indica uma possível melhora no cenário econômico nos próximos meses.

Setores com desempenho diferenciado

Apesar da recuperação geral, o desempenho dos setores varejistas foi desigual. Setores como cine/foto (alta de 2,15%), artigos para presente (0,87%) e calçados (0,57%) apresentaram crescimento. Por outro lado, livrarias e papelarias (-5,58%), eletrodomésticos (-4,67%) e outros setores como móveis, vestuário e óticas registraram quedas significativas.

Impacto no mercado de trabalho

A pesquisa também analisou o impacto da situação econômica no mercado de trabalho. Embora 97% dos lojistas não tenham realizado demissões em setembro, 6,3% reduziram seus quadros de funcionários. No acumulado do ano, a queda no emprego formal no comércio chegou a 6,67%, um índice que preocupa os especialistas, principalmente considerando que os meses de outubro, novembro e dezembro costumam apresentar maior volume de contratações. Há uma expectativa de contratações temporárias para o fim de ano, mas a situação do emprego ainda é considerada preocupante.

As vendas de setembro foram consideradas piores que as do mesmo mês de 2015 por 62% das empresas entrevistadas, enquanto 31% apontaram o contrário. Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido (53%), seguido por pagamento à vista (33%) e cheque (13,15%). A tendência de desaceleração da queda nas vendas indica um cenário mais otimista para os próximos meses, embora a recuperação seja gradual e o impacto no mercado de trabalho ainda mereça atenção.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.