Segundo a ANEEL, acordo de pagamentos de dívidas com os bancos vai aliviar o aumento também para 2020
Menor aumento na conta de luz
O reajuste na conta de energia elétrica deve ser menor em 2019 e 2020. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um acordo com bancos que vai reduzir o aumento previsto para o consumidor brasileiro. A medida terá impacto já em abril, nos reajustes da CPFL.
Acordo com bancos
O governo quitará um empréstimo de mais de R$ 8 bilhões do setor energético com oito bancos. Esse dinheiro foi usado para socorrer distribuidoras durante a crise hídrica de 2014. Desde 2015, um valor adicional vinha sendo cobrado nas contas de luz para pagar as parcelas do empréstimo.
Impacto no consumidor
Com o acordo, o gasto do consumidor com tarifas de energia será menor. Segundo André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da Aneel, a quitação antecipada da dívida resultará em uma redução de 3,7% na tarifa em 2019 e de 1,2% em 2020. O pagamento da dívida aos bancos permite um reajuste bem abaixo do esperado para os consumidores.
Leia também
O acordo representa uma boa notícia para os consumidores, garantindo alívio no orçamento doméstico com a redução das tarifas de energia elétrica nos próximos dois anos.



