Para saber se teve declaração liberada, contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para 146
A Receita Federal iniciou hoje o pagamento do sexto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Este lote inclui restituições residuais de 2008 a 2018.
Como consultar a liberação da restituição
Para verificar se a declaração foi liberada, acesse a página da Receita Federal na internet ou ligue para o Receitafone (146). No serviço e-CAC, disponível no site da Receita, é possível consultar o extrato da declaração e verificar inconsistências de dados. Em caso de inconsistências, o contribuinte pode fazer a autorregularização por meio da entrega de declaração retificadora.
Aplicativos e canais de atendimento
A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do Imposto de Renda e à situação cadastral do CPF. Se o valor não for creditado hoje, o contribuinte pode contatar pessoalmente uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades). Há também um telefone exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088. O crédito pode ser agendado em conta corrente, poupança ou em nome do contribuinte em qualquer banco.
Leia também
O pagamento do sexto lote de restituição do Imposto de Renda começou hoje. Fique atento à liberação do seu crédito.



