CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recessão econômica causa o fechamento de diversos pequenos e médios negócios

De acordo com o Sebrae, 3,3% dos pequenos empresários do estado desistiram de empreender
Recessão econômica
De acordo com o Sebrae, 3,3% dos pequenos empresários do estado desistiram de empreender

De acordo com o Sebrae, 3,3% dos pequenos empresários do estado desistiram de empreender

A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos devastadores para diversos setores da economia, gerando inúmeras incertezas e levando muitos empresários à falência. Um exemplo disso é o caso de Gustavo Alencar Jardim, de Campinas, que teve que fechar seu restaurante, demitir 12 funcionários e enfrentar dificuldades para acessar crédito.

Desafios para o pequeno empresário

Segundo o Sebrae, 3,3% dos pequenos empresários de São Paulo encerraram suas atividades devido à pandemia e às dificuldades enfrentadas. O gerente regional do Sebrae em Campinas, Nilsio Freitas, destaca a necessidade de inovação e planejamento financeiro para garantir a sustentabilidade dos negócios que sobreviveram à crise. A falta de acesso a linhas de crédito acessíveis também se configura como um grande obstáculo, com muitas opções exigindo garantias imobiliárias, inviabilizando a solução para muitos.

Apoio e oportunidades

Para auxiliar os pequenos e médios empresários, a IPTV, em parceria com o Senac, oferece uma série de palestras gratuitas e ao vivo até o dia 24 do mês, através do projeto ‘Conexão Regional Empreenda ao Vivo’. Amanhã, o tema será ‘Qualidade e agilidade nos serviços de delivery’, com início às 19h30. As inscrições podem ser feitas pelo site conexãosolidária.ptv.com.br, onde também é possível encontrar outros cursos e palestras disponíveis. O site oferece diversas oportunidades para empreendedores buscarem crescimento e superação em meio à crise.

Perspectivas futuras

O governador de São Paulo, João Doria, anunciará amanhã, ao meio-dia, as medidas que serão adotadas a partir da próxima segunda-feira nas 17 regiões do estado. A expectativa, com base nos números atuais, é que a região de Franca permaneça na fase 2 de flexibilização do Plano São Paulo, com a permissão de abertura de alguns serviços, como o comércio e lojas de shopping, com restrições de horário e capacidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.