Valor do combustível está diretamente ligado ao frete dos produtos alimentícios; queda deve proporcionar um alívio ao consumidor
A Petrobras anunciou uma redução no preço do diesel nas refinarias, Redução no preço do diesel deve, que passou a valer desde ontem. O preço médio do diesel diminuiu 17 centavos por litro, uma queda de 4,6%, considerando a redução do custo de produção do combustível no país.
Impacto no consumidor e na inflação: Essa redução pode trazer alívio para os consumidores, já que o diesel está diretamente ligado ao custo do frete, o que influencia os preços dos alimentos nos supermercados. Segundo o professor de economia Edgarman Fortmerlo, a medida pode ajudar a conter a inflação dos alimentos, que sofre pressão desde a produção até a demanda, incluindo custos de transporte.
Repercussão entre comerciantes e transportadoras
O gerente de supermercado Antônio 90 afirmou que pequenas empresas de entrega podem não repassar a redução do preço do diesel, devido ao menor poder de negociação. Já grandes transportadoras, que compram diesel em maior quantidade e trabalham com contratos, podem oferecer descontos maiores no frete, embora a redução nem sempre seja repassada imediatamente.
Leia também
Previsão para o preço ao consumidor final: De acordo com a Petrobras, a queda no preço do litro do diesel nas bombas deve ser de aproximadamente 15 centavos, devido à mistura com biodiesel. Essa redução deve ocorrer nos próximos 15 dias, conforme os postos forem recebendo os novos estoques.
Informações adicionais
O impacto da redução do preço do diesel no orçamento das famílias pode ser significativo, considerando que o custo do transporte influencia diretamente o preço dos alimentos. No entanto, especialistas alertam que essa medida é apenas uma solução emergencial diante das atuais pressões inflacionárias.



