Produtores acompanham, com preocupação, o trâmite do projeto; ouça o ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro
Café brasileiro em alerta com novas regras da União Europeia
Produtores de café brasileiros enviaram uma carta ao Parlamento Europeu expressando preocupação com um projeto de lei que prevê sanções a produtos ligados ao desmatamento, incluindo café, proteínas, grãos e cacau. A votação está prevista para setembro. A União Europeia é o principal comprador do café brasileiro, absorvendo mais da metade das exportações nacionais, o equivalente a cerca de um quarto da produção total.
Setor busca desvincular café do desmatamento
O setor cafeeiro brasileiro argumenta que a produção nacional não está ligada ao desmatamento, sendo uma atividade social geradora de empregos que utiliza apenas pesticidas liberados no país. A intenção é desvincular o café de outras culturas questionadas pela União Europeia. Apesar das expectativas geradas por um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, novas tratativas foram adiadas para os próximos quatro anos.
Expectativas para o futuro
Diplomatas brasileiros acreditam que o Brasil não enfrentará grandes dificuldades nas negociações futuras, uma vez que a Europa depende significativamente do café brasileiro. A situação mantém os produtores em alerta, aguardando desdobramentos do projeto de lei europeu e buscando garantir a continuidade das exportações para o mercado europeu.
O setor cafeeiro brasileiro se mobiliza para garantir a manutenção do acesso ao mercado europeu, crucial para a economia nacional. A defesa da imagem do café brasileiro como produto sustentável e isento de desmatamento é fundamental para o sucesso dessas negociações.