CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão estuda ter ‘polo dengue’ após atingir 1650 casos neste ano

Duas crianças já morreram por conta da doença; Saúde alerta para sintomas 'não tradicionais'
casos de dengue
Duas crianças já morreram por conta da doença; Saúde alerta para sintomas 'não tradicionais'

Duas crianças já morreram por conta da doença; Saúde alerta para sintomas ‘não tradicionais’

Ribeirão Preto enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue e avalia medidas para conter o avanço da doença.

Polo de Atendimento Dengue

Com 1.650 casos confirmados, sendo 174 somente nos primeiros dez dias de fevereiro, a cidade está no nível 2 de uma escala de 0 a 3 de avanço da doença. O secretário de saúde, Sandro Escapeline, afirmou que a cidade estuda a criação de um polo de atendimento específico para pacientes com suspeita de dengue, semelhante ao implementado em 2016 durante uma grande epidemia. A decisão dependerá da velocidade de crescimento dos casos. A criação do polo envolve análise de custos e dimensionamento da equipe.

Equipes Especializadas nas Unidades de Saúde

Além do polo de atendimento, a prefeitura também avalia a possibilidade de designar equipes especializadas em dengue nas unidades de saúde para coletar amostras de pacientes com sintomas. Essa medida visa agilizar o diagnóstico e o tratamento.

Mortes de Crianças e Ajustes em Protocolos

O secretário também comentou sobre a morte de duas crianças diagnosticadas com dengue após atendimento em unidades de saúde. Embora os protocolos do Ministério da Saúde tenham sido seguidos, os sintomas apresentados pelas crianças foram atípicos. Escapeline afirma que o município estuda a possibilidade de ajustes nos protocolos, buscando um atendimento mais preciso e eficaz. Ele alerta os pediatras para ficarem mais atentos a casos de crianças com sintomas iniciais como dor de cabeça sem febre, que podem evoluir para dengue. O secretário destaca a importância de um equilíbrio no tratamento, evitando tanto o subtratamento quanto o supertratamento dos casos.

Os vereadores da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal questionaram o secretário sobre os óbitos e as medidas tomadas pela prefeitura. Posteriormente, rejeitaram por 15 votos a 9 a convocação para um novo depoimento do secretário em sessão extraordinária, considerando que as dúvidas foram esclarecidas na comissão.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.