CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto bate recorde de venda de carros e motos 0 quilômetros em 2024

Segundo dados da Fenabrave número de vendas de carros foi 14% maior quando comparado com 2023, já o de motos foi 23,5%
Ribeirão Preto bate recorde de venda
Segundo dados da Fenabrave número de vendas de carros foi 14% maior quando comparado com 2023, já o de motos foi 23,5%

Segundo dados da Fenabrave número de vendas de carros foi 14% maior quando comparado com 2023, já o de motos foi 23,5%

As vendas de carros 0 km e motos em Ribeirão Preto registraram recordes em 2023, Ribeirão Preto bate recorde de venda, segundo dados divulgados pela Fenabrave, Federação Nacional de Veículos. No ano passado, as concessionárias da cidade comercializaram mais de 15 mil carros, uma média de 42 veículos novos por dia. Em 2022, foram vendidas pouco mais de 13,4 mil unidades, o que representa um aumento de 14% em um ano. Este resultado é o melhor dos últimos cinco anos.

O mercado de motos também apresentou crescimento significativo, com mais de 6.700 unidades vendidas em 2023, contra 5.400 em 2022, um aumento de 23,5%.

Perspectivas para 2024: Segundo o professor de economia da USP, Fábio Gomes, o mercado de veículos 0 km deve continuar em alta, embora algumas mudanças recentes na economia brasileira possam impactar as vendas. Gomes destaca que a nomeação do novo presidente do Banco Central, alinhado ao governo, pode influenciar a trajetória dos juros, mas isso depende da situação econômica geral.

O professor ressalta que a alta do dólar pressiona a inflação, o que dificulta a redução dos juros. “Com um dólar alto, tudo que importamos fica mais caro”, explicou. Por isso, ainda é cedo para afirmar se haverá queda nos juros que possa estimular ainda mais as vendas.

Condições econômicas e recomendações para consumidores

Gomes também mencionou que a economia brasileira deve crescer cerca de 3,5% em 2024, com desemprego baixo, o que aumenta o poder de compra dos consumidores. Isso contribuiu para o crescimento das vendas em 2023.

Ele aconselha que os consumidores que desejam adquirir um carro zero quilômetro financiem o menor valor possível, caso não tenham o montante total para a compra, devido à alta taxa de juros no Brasil, atualmente em 12,5%. “O ideal é ter o maior volume possível de recursos para dar uma boa entrada e financiar o mínimo, reduzindo o pagamento de juros”, afirmou.

O professor alerta que não há expectativa de queda brusca nos juros no curto prazo, e que os consumidores que puderem esperar para juntar mais recursos terão condições financeiras melhores para a compra.

Fatores que influenciam a taxa de juros: Fábio Gomes destacou que a pressão inflacionária causada pela valorização do dólar dificulta a redução dos juros básicos. A situação do câmbio e a inflação são fatores determinantes para a política monetária adotada pelo Banco Central. Assim, mesmo com mudanças na presidência do órgão, a trajetória dos juros dependerá do cenário econômico.

Informações adicionais

Os dados sobre vendas de veículos foram fornecidos pela Fenabrave. As análises econômicas são do professor Fábio Gomes, da USP. As taxas de juros mencionadas referem-se ao ano de 2024 e podem variar conforme decisões do Banco Central e condições econômicas futuras.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.