Dados são da Secretaria de Segurança, que mapeou os crimes, já São José dos Campos, com o mesmo porte, registrou 6 mil furtos
Ribeirão Preto enfrenta uma onda crescente de furtos, com números alarmantes que superam outras cidades do mesmo porte.
Alta taxa de furtos preocupa Ribeirão Preto
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam que entre janeiro e outubro, Ribeirão Preto registrou 9.358 furtos, um número significativamente maior que os 6.234 furtos registrados em São José dos Campos no mesmo período. A variedade de crimes inclui furtos de veículos e até mesmo casos com vítimas fatais.
Aumento na procura por segurança
O aumento da criminalidade tem impulsionado a procura por equipamentos de segurança. Carlos Marques, dono de uma empresa de monitoramento na Avenida Independência, relata um aumento de 30% na demanda por seus serviços. Ele destaca o crescimento expressivo de furtos de fiação elétrica, desde o ponto de entrada de energia até o quadro de distribuição, afetando diversos estabelecimentos em todas as regiões da cidade. A situação é tão grave que a própria empresa de Marques foi alvo de uma tentativa de furto, com ladrões tentando acessar o sistema de ar-condicionado.
Leia também
Preocupação e medidas de segurança
O advogado Fábio Fronzagli Afrotas Suárez também relata prejuízos com furtos em sua empresa, incluindo hidrômetros, lâmpadas e fios. Após duas invasões, ele adotou medidas de segurança adicionais, como a presença de um cão no terreno. A falta de policiamento em horários noturnos e nos finais de semana é uma preocupação recorrente, dificultando o combate à criminalidade. A polícia recomenda o registro de boletins de ocorrência para auxiliar nas estatísticas e no planejamento de ações contra a criminalidade. A suspeita é que muitos dos itens furtados sejam utilizados para o consumo de drogas.
A situação em Ribeirão Preto exige atenção e ações efetivas para conter o aumento dos furtos e garantir a segurança da população. A combinação de medidas preventivas por parte dos cidadãos e um reforço do policiamento são fundamentais para combater esse problema.



