Prefeitura de Ribeirão já enviou carnês e imposto tem reajuste de 4,77%. Lista de isentos conta com idosos, associações e outros
A Prefeitura de Ribeirão Preto concluiu a distribuição dos carnês do IPTU 2021, disponíveis também para consulta online no site da Secretaria da Fazenda. O imposto sofreu um reajuste de 4,77% e pode ser pago à vista com 10% de desconto ou parcelado.
Isenções do IPTU
Diversos grupos de contribuintes podem solicitar a isenção do IPTU. Aposentados, por exemplo, desde que comprovem renda familiar anual de até R$ 2.431,00 em 2020 e apresentem a documentação necessária (requerimento de isenção disponível online, IPTU original e comprovante de renda), têm direito à isenção. Outras categorias contempladas são associações esportivas e beneficentes, associações de classe de bairros, combatentes e proprietários de imóveis com até 60m² de área construída e valor venal da construção de até R$ 61.170,00 em 2020. Proprietários de imóveis atingidos por enchentes também podem solicitar isenção, desde que o pedido seja protocolado em até 180 dias após a ocorrência.
Como Solicitar a Isenção
O requerimento de isenção deve ser protocolado na Secretaria da Fazenda (Rua Lafayette, nº 1), das 9h às 16h. O prazo para solicitação é de 30 dias a partir do recebimento do carnê ou da publicação do edital de lançamento, disponível no site da Prefeitura após o envio dos carnês.
Leia também
Pagamento e Isenções
Para aqueles que se enquadram nos critérios de isenção, essa é uma excelente oportunidade para reduzir os custos com impostos prediais. A Prefeitura de Ribeirão Preto disponibiliza todas as informações necessárias para que os contribuintes possam verificar seus direitos e solicitar a isenção, caso se apliquem.



