Os semáforos instalados em dois cruzamentos da zona Norte de Ribeirão Preto começaram a funcionar oficialmente nesta quarta-feira (30). Os equipamentos estão nos cruzamentos da rua Javari com a rua São Francisco e da Rua Javari com a Rua Coronel Américo Batista, no Jardim Ipiranga.
Os pontos são considerados de grande movimentação por conta da presença de uma escola, de uma base da Polícia Militar e de estabelecimentos comerciais. Os equipamentos já estavam em funcionamento desde segunda-feira (28), em fase de testes, e passaram a operar oficialmente nesta quarta.
Sinalização
A RP Mobi realizou ajustes na sinalização dos cruzamentos. Foram instaladas novas placas, como as de “pare” e “proibido estacionar”, e retiradas sinalizações antigas.
Em dois dos equipamentos ainda havia placas amarelas indicando que os semáforos estavam desligados, mas os dispositivos já estavam funcionando. A previsão era de que essas placas fossem retiradas pela RP Mobi.
A orientação aos motoristas é respeitar a sinalização dos semáforos, parando quando o sinal estiver vermelho e reduzindo a velocidade e se preparando para parar durante o amarelo.
Leia também
Mais segurança
A instalação dos equipamentos atende a uma demanda de moradores da região e busca melhorar a segurança no trânsito nos cruzamentos. O local registrava movimentação de veículos, pedestres e viaturas, além do fluxo de estudantes nos horários de entrada e saída da escola.
A expectativa é de que os semáforos contribuam para reduzir a ocorrência de acidentes e aumentem a segurança de motoristas, comerciantes, moradores, estudantes e familiares que circulam pelo Jardim Ipiranga.
Novos radares
Também há relatos de ouvintes sobre o possível funcionamento de um radar, equipamento que mede a velocidade, nas proximidades da avenida Costábile Romano, perto do Parque Curupira.
A RP Mobi ainda não havia confirmado o funcionamento do equipamento e a aplicação de multas. Segundo informações citadas na reportagem, o prazo inicialmente previsto para a instalação dos equipamentos na cidade era 18 de setembro. Depois da instalação, os dispositivos precisam passar por aferição para que possam funcionar plenamente e gerar autuações.
Até o momento, a confirmação sobre o funcionamento dos radares e lombadas eletrônicas ainda era aguardada.



