CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siamesas passam bem e devem sair da UTI nesta terça-feira

Terceira etapa do processo de separação das irmãs deve ocorrer na primeira semana de atrássto
bebês siamesas
Terceira etapa do processo de separação das irmãs deve ocorrer na primeira semana de atrássto

Terceira etapa do processo de separação das irmãs deve ocorrer na primeira semana de atrássto

Segunda Cirurgia de Separação: Maior Complexidade

A segunda cirurgia para separar as gêmeas siamesas Maria Isabel e Maria Isadora apresentou maior complexidade que a primeira. O neurocirurgião Ricardo Oliveira explicou que a equipe médica alcançou uma área maior do cérebro, exigindo uma intervenção precisa e delicada. A extensão do cérebro, entre 14 e 15 centímetros, e a menor quantidade de veias para ligação aumentaram significativamente o desafio em comparação à primeira cirurgia, apesar de esta também ter apresentado riscos consideráveis.

Planejamento e Tecnologia

Para otimizar o procedimento, um ensaio foi realizado no centro cirúrgico um dia antes da cirurgia. Isso permitiu que a equipe conhecesse melhor o espaço de trabalho e definisse a posição de cada membro, agilizando a operação. A tecnologia também desempenhou um papel crucial: um neuronavegador, semelhante a um GPS, foi utilizado para localizar com precisão a área de separação, guiando os cirurgiões com base em imagens tridimensionais geradas a partir de exames prévios das gêmeas.

Recuperação e Expectativas

As gêmeas, de um ano e dez meses, se recuperaram bem após a cirurgia, acordando e se alimentando normalmente. Embora tenham apresentado alguns vômitos, não houve outras complicações graves. A família, proveniente do interior do Ceará, demonstrou crescente esperança a cada etapa do processo. A pediatra Maristela Bergamu Francisco dos Reis destacou a maior tranquilidade da família em relação à segunda cirurgia, em comparação com a primeira, devido à confiança na equipe médica. A terceira cirurgia está prevista para atrássto, com a separação definitiva esperada para novembro, caso tudo ocorra conforme o planejado. Um especialista americano, que participou da operação, não compareceu à coletiva de imprensa, sendo essa sua 12ª cirurgia de separação de gêmeos.

As gêmeas, Maria Isabel e Maria Isadora, estão sob cuidados médicos e se recuperam bem. A equipe médica se mostra otimista quanto ao sucesso do procedimento e à completa separação das gêmeas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.