Simpósio em São Carlos discute inovação agropecuária e adaptação às mudanças climáticas
A quinta edição do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siacro) teve início hoje em São Carlos, no laboratório de referência nacional em agricultura de precisão da Embrapa. O evento, que se estenderá pelos próximos dias, reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para discutir os desafios e soluções relacionados à instrumentação agropecuária.
Foco em Inovação e Sustentabilidade
Com o tema central focado em ciência, tecnologia, inovação e mercado, o Siacro 2025 abordará o papel crucial da instrumentação agropecuária na adaptação da agricultura e pecuária aos impactos das mudanças climáticas. A programação do evento também dará destaque à contribuição dessas tecnologias para aprimorar a qualidade dos alimentos e promover a sustentabilidade dos sistemas de produção.
Diálogo e Políticas Públicas
Espera-se que as discussões no simpósio fortaleçam as estratégias e ações para uma produção agropecuária sustentável a curto e longo prazo. A organização do evento almeja que o Siacro fomente propostas concretas para políticas públicas que visem garantir a segurança alimentar tanto no âmbito nacional quanto global.
Leia também
Programação e Participação
A programação técnica do Siacro inclui sete painéis temáticos, com a participação de renomados profissionais do Brasil e do exterior. Eles interagirão com professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, produtores rurais e investidores. O evento também reserva um espaço cultural com uma exposição virtual de obras de arte.
O Siacro, que teve sua primeira edição em 1996, se consolida como um importante fórum de discussão técnico-científica voltado à instrumentação aplicada à agropecuária. Com uma trajetória marcada por inovações e contribuições relevantes, a edição deste ano promete ser um marco em um momento crucial para o futuro da agropecuária nacional.