Momento favorece para que o consumidor adquira bons presentes, segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do sindicato
O Sindicato do Comércio Varejista estima um aumento de 4% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano em comparação com o ano passado. Conversamos com Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovap, para entender melhor essa expectativa.
Dia dos Namorados em um Domingo: Uma Oportunidade?
A data caindo em um domingo levanta algumas questões. Paulo destaca que, embora o comércio possa abrir, a expectativa não é de um aumento significativo nas vendas devido ao costume de descanso nesse dia. No entanto, a combinação de sexta-feira, sábado e domingo pode impulsionar as compras, principalmente com o pagamento antecipado do décimo terceiro e outras verbas disponíveis na economia, além do frio que antecipadamente chegou e impulsiona as vendas de roupas e itens para o lar.
Setores que mais devem se beneficiar
O presidente do Sincovap destaca que diversos setores devem se beneficiar, incluindo bares, restaurantes e hotéis, impulsionando o turismo, mesmo que em viagens curtas. O vestuário e o setor de beleza são apontados como os carro-chefes, com o frio impulsionando as vendas de roupas. Flores e chocolates também são apostas certas, assim como itens mais sofisticados como joias. A pesquisa indica que 57% dos consumidores pretendem presentear seus parceiros, demonstrando disposição para compras mesmo com a inflação.
Expectativas e Previsões
Apesar da inflação, a expectativa é positiva. Enquanto a CNC prevê uma queda de 2,6% nas vendas em nível nacional, a pesquisa do Sincovap indica um aumento entre 2% e 4% na região, impulsionado pela combinação de fatores como o clima, o pagamento antecipado de salários e a retomada de eventos sociais. A média de valor dos presentes esperada fica entre R$100 e R$150. As lojas devem estender o horário de funcionamento no sábado para atender a demanda.



