Ex-prefeita está presa desde maio de 2017 condenada por esquema de corrupção na Prefeitura de Ribeirão Preto
STJ nega liberdade a ex-prefeita Darci Vera
Pedido de liberdade negado
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de liberdade para a ex-prefeita de Ribeirão Preto, Darci Vera, condenada a 18 anos de prisão por crimes investigados na Operação Sevandija. A defesa alegou demora no julgamento em segunda instância no TJ de São Paulo, mas o ministro Rogério Cruz indeferiu o pedido, alegando não ter sido comprovada a demora injustificada. A decisão foi publicada na última sexta-feira.
Progressão para semi-aberto
Darci Vera está presa desde maio de 2017 em Tremembé e, apesar da negativa de liberdade, está próxima de progredir para o regime semi-aberto, em fevereiro de 2020. A partir desta data, poderá sair para trabalhar ou estudar durante o dia. Ela ainda tem mais de 16 anos de pena a cumprir.
Leia também
Remissão de pena
A ex-prefeita foi beneficiada pela remissão de pena por trabalho e estudo na cadeia. Segundo apurado pelo portal Acidadion, Darci trabalhou por mais de 300 dias e estudou por mais de 120 dias, resultando em uma redução de 114 dias em sua pena (104 dias por trabalho e 10 dias por estudo).
Apesar dos recursos e da possibilidade de progressão de regime, a ex-prefeita segue presa. A luta pela liberdade continua, mas o caminho ainda é longo.



