Para André Luis Resende, economia deve ter ‘bom giro’ em Ribeirão Preto
As datas comemorativas que se aproximam trazem esperança de recuperação para o comércio de Ribeirão Preto. Dia das Crianças, Black Friday e Natal são oportunidades para comerciantes e consumidores retomarem o ânimo após meses de pandemia.
Expectativas do Comércio
Segundo André Luiz Rezente, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL-RP), a expectativa está depositada nessas datas sazonais. O comércio, principalmente os pequenos negócios, que foram mais afetados pela pandemia, anseia pela recuperação das vendas. A expectativa é de que as vendas de fim de ano compensem as perdas do ano, minimizando o impacto negativo da crise.
A Importância dos Provadores
A liberação dos provadores em lojas de Ribeirão Preto também contribui para o otimismo. Comerciantes como Divina Pires, gerente de uma loja no centro, relatam aumento nas vendas com a possibilidade de experimentação. Consumidores também demonstram maior conforto e segurança ao poder experimentar roupas antes de comprar, principalmente aqueles que não estão acostumados com compras online.
O Futuro do Varejo
André Rezente destaca a importância do equilíbrio entre o varejo físico e o online. Embora o comércio eletrônico tenha crescido durante a pandemia, o varejo físico ainda é fundamental, especialmente para produtos que exigem experimentação. A CDL-RP trabalha em projetos para incentivar a utilização do online, buscando um equilíbrio entre os dois modelos para o futuro do comércio.



