CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarifa de energia ficará mais cara no mês de maio

Aneel alega que a produção hidrelétrica será menor por conta dos baixos índices pluviométricos
Tarifa de energia
Aneel alega que a produção hidrelétrica será menor por conta dos baixos índices pluviométricos

Aneel alega que a produção hidrelétrica será menor por conta dos baixos índices pluviométricos

Bandeira amarela na conta de luz

A partir de maio, os brasileiros terão um aumento na tarifa de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a cobrança da bandeira amarela, o que significa um acréscimo de R$ 1,00 a cada 100 kWh consumidos. Essa medida antecipa os impactos da seca esperada nas principais regiões produtoras de energia do país.

Impacto da seca na geração de energia

Segundo a Aneel, a previsão de chuvas para maio está próxima da média histórica. No entanto, mesmo assim, o baixo nível dos reservatórios já impacta o custo da geração de energia. Para manter a produção, as usinas termoelétricas precisarão ser acionadas, compensando a queda na produção das hidrelétricas.

Bandeiras tarifárias e seus impactos

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, utiliza cores para sinalizar o custo da energia. A bandeira verde indica que não há acréscimo na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha (níveis 1 e 2) representam um custo adicional para o consumidor, podendo chegar a R$ 5,00 a cada 100 kWh. Este aumento em maio de 2019 marca o primeiro reajuste na conta de luz do ano. A Aneel se reunirá novamente no dia 26 para definir a bandeira tarifária de junho.

Em resumo, o aumento na tarifa de energia elétrica em maio reflete a preocupação com os baixos níveis dos reservatórios e a necessidade de acionar usinas termoelétricas mais caras. A situação será reavaliada pela Aneel no final do mês para definir os valores para junho.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.