CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalho por aplicativo cresce 170% no Brasil nos últimos 10 anos

Trabalho por aplicativo cresce 170% no Brasil nos últimos 10 anos
Trabalho por aplicativo
Trabalho por aplicativo cresce 170% no Brasil nos últimos 10 anos

Trabalho por aplicativo cresce 170% no Brasil nos últimos 10 anos

O trabalho por aplicativo se consolidou como uma importante fonte de renda para muitos brasileiros, especialmente para entregadores e motoristas. Um levantamento recente revela o impacto significativo dessa modalidade de trabalho na economia e na vida das pessoas.

O Crescimento Exponencial do Trabalho por Aplicativo

Dados do Banco Central mostram um crescimento notável da categoria de trabalhadores por aplicativo nos últimos 10 anos. Em Ribeirão Preto, a história de Elizabeth Barreto ilustra essa tendência. Aos 65 anos, após se aposentar, ela encontrou nos aplicativos uma forma de se manter ativa e gerar renda. “Se eu ficasse em casa, ia ficar em depressão… Como eu consegui encontrar o aplicativo e trabalhar, eu me sinto bem trabalhando”, relata Elizabeth.

Impacto Econômico e Redução do Desemprego

Uma pesquisa do Banco Central indica que a categoria de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% no Brasil na última década, totalizando mais de 2 milhões de pessoas. O economista Fábio Gomes, da USP, explica que esse crescimento, impulsionado em parte pela pandemia, contribui para a queda da taxa de desemprego. “Essa pessoa é considerada empregada, ela tem um trabalho regular, então ela está empregada e isso tende a reduzir a taxa de desemprego no país. Essas pessoas conseguem renda, consomem também na economia e movimentam a economia”, afirma Gomes.

Desafios e a Necessidade de Organização Financeira

Apesar dos benefícios, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que motoristas e entregadores por aplicativo enfrentam jornadas de trabalho mais longas, menor contribuição para a previdência e queda na renda mensal média. A organização financeira se torna crucial para esses trabalhadores, como destaca o economista da FEA: “Ele tem que se organizar então para conseguir ter um tempo de descanso ao longo do ano, poupar para aposentadoria dele e se organizar com os rendimentos que ele possui”. Elizabeth Barreto também ressalta a importância de benefícios como férias e 13º salário, comuns aos trabalhadores CLT.

O trabalho por aplicativo, embora ofereça oportunidades, exige planejamento e organização para garantir uma renda estável e um futuro financeiro seguro.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.