Tribunal alegou que as investigações deveriam incluir o nome da ex-prefeita Dárcy Vera
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo anulou o processo que investigava oito ex-vereadores de Ribeirão Preto, além de dois candidatos a prefeito e vice-prefeito nas últimas eleições municipais. A decisão do TRE se baseou na omissão da investigação em relação à ex-prefeita Darci Vera, levando ao arquivamento do caso.
Vereadores e Candidatos Inocentados
Na justiça eleitoral de Ribeirão Preto, todos os envolvidos haviam sido condenados à perda dos direitos políticos por oito anos. A anulação beneficia Walter Gomes, Cícero Gomes da Silva, Capela Novas, Gene Valdugomes, Maurílio Romano, Samuel Zanferdini, José Carlos Oliveira e Evaldo Mendonça (ex-vereadores entre 2013 e 2016), além dos candidatos a prefeito, Ricardo Silva, e a vice-prefeito, Guilherme Feitosa. Eles eram acusados de se beneficiar de um suposto esquema de “cabide de emprego” na construtora Atmosfera, com Ricardo Silva e Guilherme Feitosa supostamente recebendo valores indevidos para financiar a campanha eleitoral desde 2016, segundo denúncia do Ministério Público.
Processos em Andamento
Apesar da anulação do processo eleitoral, os oito ex-vereadores permanecem envolvidos em outra investigação, a Operação Cervandija, que apura esquema de corrupção na Codep. A Procuradoria Eleitoral informou que não irá recorrer da decisão do TRE. Na Câmara de Ribeirão Preto, o processo que investiga o crime eleitoral dos ex-vereadores foi suspenso e ainda não foi reaberto. Sem novas condenações, eles poderão concorrer às eleições do próximo ano.
Leia também
Situação Atual
Os oito ex-vereadores negam qualquer envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Cervandija e em outras apurações. A anulação do processo eleitoral representa um desenvolvimento significativo para os envolvidos, que atrásra aguardam os desdobramentos das demais investigações.



