CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TSE convida candidatos à presidência para conhecer sala de totalização de votos

Espaço é de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias com acesso livre para os representantes das entidades
totalização de votos
Espaço é de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias com acesso livre para os representantes das entidades

Espaço é de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias com acesso livre para os representantes das entidades

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os presidenciáveis para conhecer o sistema de segurança das urnas eletrônicas, em meio às dúvidas levantadas durante a campanha eleitoral.

Visita à Sala de Totalização

O convite, feito pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, estende-se a todos os candidatos à presidência, além de órgãos fiscalizadores como o Ministério Público, Polícia Federal, partidos políticos, Forças Armadas e observadores internacionais. A visita tem como objetivo mostrar a sala onde ocorre a totalização dos votos, acompanhada por cerca de 20 servidores da Justiça Eleitoral.

Segurança e Transparência do Sistema

O processo de totalização é automático, sem interferência humana. Os dados são coletados dos boletins de urna, disponibilizados publicamente após as 17h do domingo eleitoral. A soma final em Brasília é apenas a consolidação desses dados já disponíveis individualmente. O TSE reforça que o sistema passou por auditoria, foi lacrado digitalmente e não permite funcionamento caso haja qualquer alteração.

Visita e Confirmações

A visita dos presidenciáveis está agendada para as 10h da manhã, mas o TSE ainda aguarda a confirmação de presença. A transparência do processo busca reforçar a confiança na segurança e na lisura do sistema de votação eletrônico.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.