Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Um robô inovador, acompanhado de cinco novas tecnologias, foi apresentado em uma feira de equipamentos e avanços para a produção rural em São Carlos, prometendo revolucionar as propriedades rurais. O equipamento se destaca por sua capacidade de identificar as áreas do solo que necessitam de adubação com precisão, utilizando um disparo de luz para analisar as propriedades do solo.
Tecnologia a Laser para Análise do Solo
Débora Milóri, pesquisadora da Embrapa, explica o funcionamento do robô: “Basicamente, você tem um laser de alta energia que é focalizado sobre o solo, formando um plasma. Através desse plasma, é possível realizar uma análise multi-elementar do solo.” O Robogip, como foi nomeado, utiliza uma tecnologia similar à utilizada em missões espaciais para Marte, o que impressionou Ivair Gontijo, engenheiro da NASA. O robô realiza análises rápidas, emitindo pulsos de luz a até 7 metros de distância e captando a luz emitida pelo material. Em apenas cinco minutos, o veículo consegue identificar os elementos presentes no solo.
Vantagens e Aplicações Diversificadas
Marcelo Becker, pesquisador da USP de São Carlos, destaca outras vantagens da inovação: “Cada plantação diferente provavelmente vai necessitar de um tipo de rover diferente. A ideia de trabalhar com um rover e um helicóptero ou algum robô aéreo é interessante, pois, dependendo da densidade da plantação, o rover pode chegar até um ponto e o robô aéreo pode inspecionar o interior da plantação.” Essa abordagem combinada permite uma análise mais completa e eficiente das necessidades de cada cultura.
Leia também
Sustentabilidade e Competitividade
Paulo Crouvinel, pesquisador da Embrapa, ressalta a proposta de sustentabilidade do robô: “Buscamos não apenas o apelo tecnológico e inovador, mas também associá-lo aos princípios do conhecimento das questões das pragas agrícolas e como essas questões se relacionam de forma diminuidose, melhorando a forma de aplicação e garantindo maior segurança ao processo de produção, com sustentabilidade, mas sem perda de competitividade.”
A inovação representa um avanço significativo para o setor agrícola, combinando tecnologia de ponta com práticas sustentáveis para otimizar a produção e garantir a saúde do solo.



