A Transerp informou que monitora o fluxo das linhas e que, se verificada a necessidade, vai acionar o consórcio PróUrbano
Superlotação em ônibus de Ribeirão Preto gera preocupação com a pandemia
Passageiros relatam aglomerações em horários de pico
A denúncia chegou à redação por meio de mensagens de WhatsApp e vídeos. Passageiros reclamam da superlotação em diversas linhas de ônibus de Ribeirão Preto, principalmente nos horários de pico. A situação preocupa, especialmente em tempos de pandemia, com o risco aumentado de transmissão do coronavírus. Imagens de ônibus lotados, com passageiros em pé e próximos uns dos outros, circularam nas redes sociais.
Depoimentos revelam o dia a dia de passageiros
A repórter Michelle Souza foi até o terminal de ônibus do centro da cidade e conversou com passageiros. Muitos se mostraram indignados com a situação. Paulo César, com mais de 60 anos, relatou que as linhas Bonfim e Jardim Canadá estão sempre lotadas. Fernanda Lourenço, que utiliza a linha Bonfim Paulista, confirmou a situação, relatando que os ônibus estão lotados diariamente, principalmente entre 7h15 e 7h20. Passageiros descrevem a necessidade de usar máscara e álcool em gel para se proteger, mesmo com o risco de contágio.
Leia também
Outra passageira, que utiliza as linhas Jardim Canadá e 720, relatou que evita entrar nos ônibus lotados, esperando por outros que venham com menos passageiros. A gravidade da situação foi destacada por Giliérme Lisma, que frequentemente deixa de pegar o primeiro ônibus por conta da superlotação. Jorqueline Marchado, que utiliza a linha Jardim Canadá, disse que, apesar do aumento no número de linhas, os ônibus continuam lotados. Dona Luzia, por outro lado, relatou que a linha Fazenda Experimental está sempre vazia, contrastando com a situação das demais linhas.
Transapp e Prefeitura se pronunciam
A Transapp informou que monitora diariamente o transporte coletivo e notifica o consórcio PróUrbano para ampliação da frota quando necessário. Quanto à linha Ribeirão Verde 2, que teve a aglomeração registrada em vídeo, o departamento de fiscalização da Transapp afirmou que está verificando a situação e que promoverá adequações caso necessário. A prefeitura informou que está apurando o ocorrido, mas o consórcio PróUrbano ainda não se manifestou.
A superlotação em algumas linhas de ônibus de Ribeirão Preto persiste, mesmo com o aumento da frota em horários de pico. A situação expõe os passageiros a riscos de transmissão de doenças e demonstra a necessidade de soluções urgentes por parte das autoridades competentes para garantir um transporte público mais seguro e eficiente para a população.



