CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vai ‘rolezar’ por Ribeirão? Então confira o balanço das obras para não ficar preso no trânsito!

Cidade conta com diversas obras para implementação de corredores do ônibus na região central e em outros locais!
Vai rolezar por Ribeirão? Então confira
Cidade conta com diversas obras para implementação de corredores do ônibus na região central e em outros locais!

Cidade conta com diversas obras para implementação de corredores do ônibus na região central e em outros locais!

Ribeirão Preto enfrenta diversas interdições em vias importantes devido a obras que impactam o trânsito na cidade. Samuel Santos, Vai ‘rolezar’ por Ribeirão? Então confira o balanço das obras para não ficar preso no trânsito!, especialista em mobilidade urbana, apresentou um balanço das principais intervenções em andamento, destacando pontos críticos e orientando motoristas para evitar transtornos.

Obras no Centro da Cidade: O centro de Ribeirão Preto concentra o maior número de obras atualmente. A implantação do corredor de ônibus no quadrilátero central provoca interdições totais em quarteirões das ruas Florentino de Abreu e Lafayette. Na Florentino de Abreu, os trechos entre as ruas Marcona de Saugado e Visconde de Iaúma estão completamente interditados para a retirada do asfalto, revisão das galerias e tubulações de água e esgoto, com o objetivo de reconstruir e reforçar o pavimento para a passagem dos ônibus. Os pontos de ônibus nesses locais estão desativados, e motoristas precisam fazer desvios complexos para acessar outras áreas do centro.

Na Lafayette, dois quarteirões entre as ruas Amador Bueno e Tibiriçá também estão interditados para os mesmos serviços, iniciados mais recentemente. A prefeitura estima que as interdições nesses locais durem entre 20 e 30 dias. Motoristas que circulam pela região da Avenida Girona de Gonçalves e da baixada do centro precisam realizar desvios que aumentam o trajeto, passando por ruas como Amador Bueno, América Brasileense e Visconde de Inhaúma.

Revitalização da Avenida Nove de Julho e Troca de Tubulações

A Avenida Nove de Julho, que é um patrimônio tombado, está em processo de revitalização, com reforço do solo e recolocação dos paralelepípedos originais. O trecho entre as ruas São José e Tibiriçá está totalmente interditado, com previsão de duração entre 30 e 60 dias, devido à complexidade da obra. Além disso, há interdições parciais nas ruas Marconte Salgado e São José para troca de tubulações e galerias de água pluvial. Na Marconte Salgado, a interdição abrange um quarteirão entre as ruas Francisco Junqueira e Visconde do Rio Branco, enquanto na São José, três quarteirões estão interditados entre Duque de Caxias e Francisco Junqueira.

Essas obras têm previsão de conclusão para o meio de 2025, exigindo paciência dos motoristas que circulam pelo centro da cidade.

Intervenções na Zona Leste: Na zona leste, a Avenida Três de Maio passa por obras de implantação do corredor de ônibus, com intervenções na rotatória da Maria de Jesus Condécia e na Avenida Castelo Branco. Há troca de galerias e redução parcial da faixa da esquerda, o que dificulta o tráfego, especialmente no acesso à Avenida Três de Maio no sentido centro. No fim da semana passada, foram realizados serviços de raspagem e recapeamento do asfalto na rotatória, com interdições alternadas conforme o dia.

O corredor de ônibus da zona leste é um dos maiores da cidade, abrangendo avenidas importantes como Leão XIII, Castelo Branco, 13 de Maio, Capitão Salomão e ruas dos Campos Elíseos, Goiás e Tamandaré. A Rua Capitão Salomão ainda apresenta interdição total entre as ruas Tamandaré e a lateral do Bosque Municipal para retirada do asfalto e reconstrução do pavimento. Motoristas que passam pelos Campos Elíseos devem fazer desvios pelas ruas João Ramalho, Amazonas, Princesa Isabel, Dom Luiz do Amaral Mouzinho e Veiga Miranda para acessar novamente a Capitão Salomão na região do Morro do São Bento.

Uma boa notícia é que a interdição que ocorria no sentido centro para Campos Elíseos foi desfeita na última sexta-feira, liberando o tráfego nesse trecho. A previsão de entrega do corredor de ônibus na zona leste é setembro de 2024, mesma data prevista para o corredor do centro.

Obras na Zona Oeste: Na zona oeste, a Avenida Pio XII está interditada em dois quarteirões na região da Vila Virgínia para troca de tubulações e galerias de concreto que auxiliam no escoamento da água da chuva. A interdição abrange o trecho entre as ruas Abílio Sampaio e Doutor João Guião, próximo ao Ambulatório Médico de Especialidades. O desvio para motoristas que seguem no sentido centro e Avenida Caramuru envolve virar à direita na Doutor João Guião, depois à esquerda na Cardeal Leme, com opções para seguir para Vila Virgínia ou acessar outras regiões como Deubuques e João Fiúsa.

Essas obras devem se estender por algumas semanas, com possibilidade de novas interdições em quarteirões próximos à Avenida Monteiro Lobato.

Entenda melhor

As obras em Ribeirão Preto fazem parte de um projeto amplo de melhoria da mobilidade urbana, com foco na implantação de corredores de ônibus para otimizar o transporte público e revitalização de vias históricas. Os motoristas são orientados a planejar rotas alternativas e evitar os locais de interdição sempre que possível para minimizar os impactos no trânsito.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.